sábado, 22 de setembro de 2012

Artes Visuais

"Foste para Artes? Então, não tinhas boas notas, ou não queres fazer nada?"
Que mundo tão ignorante realmente... Acho piada quando me dizem isto em tom de brincadeira mas no fundo a repassar uma ideia tão fermentada na sociedade actual. Sim, levo isso na brincadeira, mas chega a um ponto que cansa saber que há pessoas que têm uma mente tão fechada, que fazem distinções entre as diferentes áreas que cada um escolhe seguir. Escolhi Artes, e depois? Vão dizer que não tem saída? Tem. Mas mesmo que não tivesse, eram vocês que tinham de viver sem emprego ou arranjar algum trabalho no qual não se sentissem bem? Acho que não, mas pronto. Se não gostam da área e se acham que não dá tanto ou mais trabalho que outra, então não a sigam, é simples. Optem por uma que vos traga interesse e que vos inspire para ser alguém.
Se querem crescer um pouco mais como pessoas, aceitem as diferenças, que não é uma coisa difícil de se fazer. Artes não é difícil, mas também não é fácil. Muitos pensam que é só desenhar qualquer coisa num papel, e que aparece uma nota alta, que nos faz a média mais perfeita e que nos manda para a universidade. Não é assim, tirem isso da cabeça. Durante o ano escolar, há muito esforço vindo das pessoas que seguiram Artes, pessoas essas que me dão imenso orgulho. Sim orgulho, porque apesar de tudo o que é dito, de todas as piadas, essas pessoas ultrapassam isso sem rancor e seguem os seus sonhos sem terem medo de ser alguém diferente.
Admito que nós, os Artistas Virtuais (como a minha professora de Português nos intitula), somos diferentes, não em questão de inteligência ou de aspecto, mas sim devido ao facto de aceitarmos cada pessoa pelo que ela é e não pelo que queríamos que fosse. Cada pessoa é bem-vinda e é acarinhada como se fosse da família. A grande família que somos e que cresce de dia para dia.
Pergunto-me se já alguma vez pensaram no facto de tudo à vossa volta, o mundo, estar cheio de Arte. Pois bem, então se são assim tão contra a área em questão, não deviam ter o direito de entrar num museu para apreciar exposições. Não deviam ter o direito de contratar um arquitecto para fazer o projecto da vossa casa. Não deviam ter o direito de ver filmes, séries, ou mesmo televisão em geral, pois o mais provável é que quando estiverem a ver qualquer uma dessas coisas, não pensem que por detrás de tanto espectáculo, estão pessoas que provavelmente estão relacionadas com Artes. Ah, se calhar também deveriam deixar de usar roupa, pois as pessoas que seguiram Designe de Moda, também não são ninguém para vocês, correcto?
Bem, acho que já deixei claro a minha opinião, e que expressei o quão revoltada fico ao saber que há pessoas assim, que pensam que a vida é mais fácil para uns, só porque escolhem uma área mais prática. Não posso mudar as diferenças, mas posso pelo menos tentar mudar a maneira das pessoas as encararem.
Pensem um bocadinho mais antes de falarem, não é pedir muito, acho eu.

Beijinhos.
Uma aluna de Artes, sem intenções de mudar.

Sem comentários :

Enviar um comentário